domingo, 10 de agosto de 2008

Presente de Grego


Desde que fomos homens fala-se de um livre-arbítrio,
mas nunca em só um homem tantas bifurcações.
Punha-me a trilhar a vida como quem a vive
mas para isso quantas vezes não tive que assassiná-la.

Viva vida pós vida!

Podia eu estar sozinho, quieto,
de preto numa parede preta
que lá estava ela;
Na minha frente uma bifurcação
Numa plaquinha escrito livre-arbítrio.
Olho para um lado; névoa rubra e uma quentura espetava-me a alma,
sendo inevitável não recuar...
Olho para o outro; brancura daltônica e sombria,
rodeava-me de rostos santificados e punidores,
sendo inevitável não recuar...

Sem saída, me encontrava no vão central da ponte Rio/Niterói.
Não sentia fogo nem brancura
e sim uma brisa que parecia ninar-me ao colo...
Não fui eu quem escolheu,
mas pulei naquele concreto de água abaixo.

Viva vida pós vida!

Acordei sozinho, quieto
de preto numa parede preta...
Um minuto após estava lá, a plaquinha escrito livre-arbítrio a me encarar.
E...
não fui eu quem escolheu,
o tapete carrasco sugava-me
eu pulava!

Viva vida pós vida!

Punha-me a trilhar a vida como quem a vive...
Discurso errôneo num pano de fundo errôneo...

Uma reciclagem a vida...
Pessoas pequenas que se tornam sentimentos negros que se tornam más escolhas que se tornam tapetes de pedra, que se tornam pessoas pequenas que se tornam sentimentos negros que se tornam más escolhas, que se tornam tapetes de pedra...

Joyce Rodrigues

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, vc tem uma profundidade enorme qndo escreve...seu estilo é bem vivo...adorei...bjs

Anderson Fonseca disse...

Você, Joyce, é uma promessa e creio nessa promessa, devido a força, a agressividade das idéias e das palavras, tão cedo e com uma voz, ainda muitos irão ouvi-la e eu estarei lá ao lado deles ouvindo-a, imerso no fogo de suas palavras e alma. Parabéns!

Autoral disse...

Demais!!! Não conhecia essa sua vei poética, mas tb faz um tempão que a gente não se vê. Fiquei realmente impressionado. Adorei...você está de parabens!
Bjs.
Xande McLeite

Silencio disse...

Olhando uns blogs e outros, adorei de verdade o seu.